VOCÊ CONHECE O STRATEGIC SOURCING?

 O Strategic Sourcing ganha notoriedade e desperta interesse dos envolvidos na aquisição de produtos/serviços nas organizações. Veja como ele pode tornar sua empresa mais competitiva!

Enzo Pasquali
Consultor em Strategic Sourcing da Valor Agregado Consultores

A expressão Strategic Sourcing vem ganhando notoriedade e despertando o interesse dos profissionais direta ou indiretamente envolvidos no processo de aquisição de produtos e serviços nas organizações. Percebemos, porém, que o conceito ainda gera dúvidas entre esses mesmos profissionais. Se fizermos a pergunta contida no título deste artigo, certamente encontraremos diferentes respostas, muitas delas não capturando a verdadeira essência do Strategic Sourcing.

Não raras vezes, o Strategic Sourcing é visto, de forma equivocada, apenas como uma iniciativa do departamento de compras para comprar pelo menor preço do mercado, independentemente de qualquer outra avaliação. Provavelmente, isso tem a ver com o pensamento ainda predominante nas áreas de compras de muitas organizações. O mais adequado parece ser negociar, mais uma vez, com o mesmo fornecedor para arrancar mais 3% de desconto. O fornecedor, não podendo/querendo perder o negócio, aceita a imposição, mas tentará compensar o desconto forçado, por exemplo, piorando o padrão de qualidade ou atrasando as entregas, pois priorizará a produção para outros clientes, que se tornaram preferenciais. A prática que acabamos de descrever não considera o enorme potencial de Compras como agregador de valor para a organização (um dos alicerces do Strategic Sourcing), e certamente representa uma tremenda perda de oportunidades e de dinheiro.

DEFININDO O STRATEGIC SOURCING

É uma metodologia aplicada à aquisição de produtos ou serviços e ao gerenciamento das relações com os fornecedores de forma estruturada e abrangente. Visa criar valor, suportar a estratégia da empresa e alcançar seus objetivos de curto, médio e longo prazos. A partir da profunda e sistemática análise dos gastos da empresa (Spend Analysis), do mercado de fornecimento (inteligência de mercado) e das demandas da empresa (presentes e futuras), são definidas estratégias de fornecimento específicas para cada categoria de produtos ou serviços, com foco no Custo Total de Propriedade (TCO – Total Cost of Ownership), e não apenas no preço de compra. TCO é o custo total gerado ao longo de todo o ciclo de vida de um produto ou serviço: menor preço de compra não determina, necessariamente, o menor custo total para o comprador. Daí a sua importância para determinar quais fornecedores proporcionam, de fato, os maiores ganhos para a empresa.

ESTRATÉGIAS DE FORNECIMENTO

As categorias de produtos ou serviços são classificadas em função da complexidade do mercado fornecedor e do impacto que elas geram nos resultados financeiros da organização. A premissa é de que a abordagem estratégica utilizada na compra de categorias distintas, bem como o tipo de relacionamento a ser estabelecido com os fornecedores, possa ser radicalmente diferente. É o que acontece, por exemplo, quando uma categoria é de gasto não expressivo e fornecedor único (classificada como Gargalo), e outra categoria, de gasto elevado e com ampla disponibilidade de fornecedores (classificada como Competitiva). No primeiro caso, o foco é em garantir o fornecimento (redução do risco). No caso da categoria Competitiva, a ênfase é em exercer plenamente o poder de negociação para garantir as melhores condições de compra.

As estratégias de fornecimento variam também de acordo com a estratégia corporativa, com a finalidade de contribuir de forma relevante para o atingimento dos objetivos estratégicos da organização. Podemos citar as demandas de uma empresa que planeja abrir uma fábrica em outro estado (aumento de volumes, regionalização da base de fornecedores, etc), que são consideravelmente diferentes das de uma firma que pretende desenvolver um produto novo, com tecnologia de ponta (busca por fornecedores que disponham destas tecnologias e que possam desenvolver o produto, global sourcing, etc)

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GANHOS PROPORCIONADOS PELO STRATEGIC SOURCING

A metodologia de Strategic Sourcing permite maximizar os resultados obtidos pela organização em termos de redução de custo dos produtos ou serviços adquiridos (geração de savings, na ótica do TCO) e de mitigação dos riscos de fornecimento. Um aspecto fundamental é também a construção de parcerias estratégicas com fornecedores que possuem competências e/ou recursos (humanos, tecnológicos, produtivos) não disponíveis na empresa compradora (e também raros ou únicos no mercado), de forma a agregar valor e criar vantagem competitiva (desenvolvimento e/ou inovação de produtos, outsourcing, acesso a tecnologias patenteadas, fornecimento exclusivo, etc).

Não menos relevante é a contribuição para transformar o papel do departamento de compras nas organizações: atuação estratégica com foco na Gestão de Categorias de compra, em contraposição ao papel reativo (burocrático), fundamentalmente baseado na emissão de ordens de compra para atender as solicitações recebidas dos clientes internos (muito mais “apagando incêndios” do que planejando) ainda presente em várias empresas.
Se desenvolvido e implementado de forma criteriosa, o Strategic Sourcing permite alavancar ganhos para o negócio substancialmente superiores aos obteníveis com as práticas habitualmente utilizadas em compras. É importante destacar que é uma metodologia aplicável não apenas em empresas grandes, com elevados valores de faturamento e de gastos em compras. Ao contrário, pode ser implementada praticamente em qualquer empresa, fabricante ou prestadora de serviços, atuante nos mais diversos segmentos de mercado. E o melhor de tudo: mantendo inalterado o potencial para propiciar ganhos expressivos para o negócio.

TREINAMENTO IN COMPANY EM STRATEGIC SOURCING

O treinamento em COMPRAS ESTRATÉGICAS (Strategic Sourcing) da Valor Agregado Consultores apresenta fundamentação teórica e aspectos práticos do desenvolvimento e da implementação do Strategic Sourcing. Atividades desenvolvidas durante o treinamento, baseadas em casos reais de aplicação da metodologia, ajudam os participantes a entenderem concretamente a sua utilização, permitindo a imediata implementação do Strategic Sourcing em sua empresa.

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